Lojas virtuais | Últimas notícias | Indique um amigo | Newsletter | Serviços on-line |
Telefone: 55.11.4432.3344
Busca no site:
 
:: Criação de Sites - Desenvolvimento de Sites - Criar Site - Planos:: Hospedagem de Sites, Lojas Virtuais e Portais:: Servidores Dedicados:: Otimização e Posicionamento de Sites nos Mecanismos de Busca:: Gerenciador de Conteúdo - Gerenciador de Sites:: Central do Assinante:: Sobre a Vanquish
 :: Segurança na internet

Ninguém, em juízo perfeito, vai colocando o número do cartão de crédito em qualquer site. Assim, se você pretende ganhar dinheiro na Internet, precisa saber como garantir a seus clientes que os dados fornecidos são confidenciais e, claro, cumprir a promessa. É exatamente para isto que existem os sites seguros, como os usados pelos bancos ou pelas empresas de e-commerce.
O primeiro passo para ter um site seguro é conseguir um Certificado de Segurança e fazer com que na hora de fechar um negócio na rede, seu cliente possa ver o cadeado fechado ao pé da página, o que indica um site seguro no Internet Explorer e no Netscape.
Ter o seu negócio protegido custa algum dinheiro e você precisa saber como tudo funciona. Acompanhe nesta reportagem, atentamente, todos os passos.

 Nem sempre é necessário
O princípio de funcionamento de um site seguro é simples: os dados digitados pelo cliente, no computador dele, são codificados e enviados para o servidor. Apenas o servidor, que sabe como os dados foram codificados, pode decodificar e ler as informações. Ter um site seguro não é uma exigência para todos os negócios da rede. Se o site prestar algum serviço, sem transação de dinheiro, a segurança é desnecessária.
Já no caso de lojas virtuais e páginas de banco, o site seguro é indispensável. Sem site seguro não tem negócio, nem para compra nem para venda. O único tipo de venda na Internet, que pode ser feita sem site seguro, é aquela onde o pagamento é feito somente por depósito bancário.

 O que é certificado?
Se você decidir por ter o site seguro precisará conseguir a Certificação Digital. Trata-se de uma tecnologia que possibilita saber com quem você está negociando na Internet, ou seja, que verifica se as informações prestadas pelo site são verdadeiras e comprovadas. Isso faz com que você tenha certeza de que está realizando negócios com a empresa anunciada no site, e não com um impostor.
Um certificado de segurança indica também que o site permite a realização de transações com cartões de crédito e senhas de forma segura. Para que você possa entender, uma transação segura é realizada quando os dados enviados do computador do Internauta para o servidor, não podem ser capturados por outras pessoas (os hackers), devido ao fato de estarem criptografados, ou seja, transformados em sinais que só o destinatário (no caso o servidor do site) da informação poderá entender. Se no seu negócio o site seguro é indispensável para o sucesso, acompanhe os passos a seguir para obter seu certificado de segurança.

 Como obter a certificação
Se você tem uma empresa devidamente registrada, o primeiro passo para conseguir o certificado é entrar em contato com o provedor que faz hospedagem do site e solicitar um servidor seguro, por exemplo, com suporte para SSL. Geralmente é preciso pagar para utilizar este serviço no provedor.
Depois, você deverá escolher uma autoridade certificadora, ou seja, uma empresa que emita a certificação digital. No quadro acima, você pode conferir o endereço na Web das principais autoridades certificadoras no mundo. Após isso, você deverá seguir os procedimentos de acordo com as instruções fornecidas pelo site da empresa certificadora escolhida, mas o princípio básico é sempre igual.
Resumindo, sem site seguro não dá para fazer negócios. Mas para obter o site seguro, você precisa pagar duas coisas: a hospedagem em servidor seguro e certificação digital.

 Passos para obter uma certificação
Para você entender melhor o que é preciso fazer para obter a certificação digital, veja como é o procedimento utilizado pela CertiSign, a maior Autoridade Certificadora com representação oficial aqui no Brasil. Se precisar de mais informações sobre o certificado visite o site da empresa www.certisign.com.br. Acompanhe os passos:

1. Primeiramente você deve registrar um nome de domínio na FAPESP (http://registro.br). Um exemplo de domínio é o www.europanet.com.br. Sem ele você não poderá obter um certificado seguro.

2. Em seguida, é necessário gerar um pedido de assinatura de certificado. Isso é feito utilizando o software instalado no seu servidor Web, e que deve ser feito pelo administrador do servidor no provedor que hospeda o site.

3. Acesse a página www.certisign.com.br e escolha o certificado que deseja. Conheça os tipos oferecidos:

Global Server ID – Possui criptografia de 128 bits, possibilitando uma total segurança. Esse certificado possui validade de um ano podendo ser renovado.

Secure Serve ID – Possui criptografia de 40 bits. Esse certificado também apresenta segurança. No entanto, se o seu site receber um alto número de acessos simultâneos, poderá ficar vulnerável a ataques. Da mesma forma que o de 128 bits, ele possui validade de 1 ano.

4. Preencha os dados relativos a empresa como razão social, endereço da sede e outros. Além disso, coloque o nome de uma ou mais pessoas que atuarão como contatos da sua empresa com a Autoridade Certificadora.

5. Juntamente com esses dados você deverá enviar o pedido e o CGC da empresa. É importante lembrar que os dados deverão ser digitados sem abreviações, como estão no pedido e no CGC.

6. Nesse momento, está finalizada a etapa de cadastramento online. Agora você deve confirmar tudo.

7. Como próximo passo, você deve enviar por fax uma cópia do cartão do CGC que esteja dentro do prazo de validade ou a cópia da inscrição provisória no CNPJ, se a sua empresa for nova.

8. A partir daí, a Certisign vai conferir os dados digitados na página com os do pedido. Além disso, vai entrar em contato com a FAPESP para verificar se o domínio está registrado com o mesmo CGC.

9. Para concluir o processo de verificação, a Certisign tentará obter o telefone da empresa, junto a uma empresa independente como, por exemplo, uma operadora de telefonia da sua área.

10. Se tudo estiver correto, o certificado será emitido no prazo de 3 a 5 dias após o preenchimento dos dados no site. No próximo certificado que você for retirar, não será necessário enviar toda a documentação já que os dados foram todos confirmados.

 Instalando o certificado
Com o certificado pronto, basta passá-lo para o seu provedor de hospedagem e fazer a instalação no servidor seguro.
Além disso, é importante que você coloque o selo de segurança na página para que os visitantes saibam que é um site seguro. Para tanto, você pode baixar o Kit de site seguro e, em seguida, colocá-lo na página.

 Segurança em e-mails
Independente do seu site não realizar transações com cartões de crédito, a questão da segurança na Internet é importante e deve ser constantemente desenvolvida. Quem garante, por exemplo, que o seu e-mail não pode estar sendo violado por outras pessoas antes de chegar ao destinatário.
Para garantir que o e-mail recebido é o mesmo que você enviou, algumas empresas certificadoras fornecem o serviço de Identidade Digital para e-mail, que garante a inviolabilidade das mensagens enviadas pela Internet. Esse serviço permite que as mensagens sejam assinadas digitalmente, comprovando a identidade do remetente para quem recebê-las e dando a certeza de que não serão interceptadas. Além disso, a Identidade Digital possibilita receber criptografados e-mails e arquivos em anexo.
A Certising, por exemplo, cobra R$ 21,00, anualmente, pelo serviço. Para solicitar uma identidade digital para o seu e-mail, basta acessar o site www.certisign.com.br e seguir as instruções da página. Em 24 horas, você estará recebendo sua Identidade Digital.
Além da Certising, existem várias empresas certificadoras espalhadas pelo mundo que fornecem serviço semelhante. A Thawte (www.thawte.com), por exemplo, oferece uma versão gratuita com o mesmo nível de segurança do certificado comercializado pela Certisign, ou seja, criptografia de 56 bits.

 Verificando a segurança de um site
Quando um navegador se conecta a um site que possui um Certificado Digital, ele consegue verificar se está acessando um site seguro, com certificado válido ou não.
Caso o site não possua o certificado ou o mesmo esteja vencido, o navegador exibirá uma mensagem dizendo que o site não é seguro, desaconselhando, assim, a realização de transações comerciais.
Para saber mais sobre a segurança da página, clique no link próximo ao selo de segurança e confira as principais informações sobre a empresa responsável pelo site. O procedimento pode ser usado para conferir se tudo está OK.

 Sites de Autoridades Certificadas
Antes de adquirir um certificado, é importante consultar as entidades certificadoras para fazer uma cotação de preço, confiabilidade e qualidade do serviço. As mais famosas certificadoras são:

Thawte – www.thawte.com/certs/
CertiSign – www.certisign.com.br
Verisign – www.verisign.com
GlobalSign – www.globasign.net
Nlsign B.V. – www.nlsign.nl
Excon – www.excon.com.br


Todos os banners acima são de clientes do Site Inteligente.

, 06:31:39 PM. Seu IP: 54.196.57.4.
4816 acessos desde 20 de outubro de 2011.

 :: LINKS RELACIONADOS
Informações e dicas para seu site
Serviços on-line do site
Arquivos para downloads
Imagens para área de trabalho

PROGRAMA DE AFILIADOS
Conheça nosso PROGRAMA DE AFILIADOS e obtenha lucros.
DEPOIMENTOS DE CLIENTES
Veja o que dizem os clientes sobre nossos serviços.
BUSCAWEBNET
Faça suas buscas e pesquisas na internet, pelo buscador buscawebnet.
Responsabilidade Social
Contribua você também com o projeto a casa do jardim.
Seja independente, use o Site Inteligente!

Entre em contato por e-mail, via skype (Siteinteligente), msn (siteinteligente@hotmail.com) ou pelo telefone: 55.11.4432.3344.
Copyright © 1996-2010 Vanquish Sistemas de Comunicação Ltda.

Tecnologia e design Site Inteligente.

:: Contato :: Mapa do site :: Home